sexta-feira, 5 de julho de 2013

DRAGÕES DA INDEPENDÊNCIA- BRASIL


DRAGÕES DA INDEPENDÊNCIA:  É O PRIMEIRO REGIMENTO DE CAVALARIA DE GUARDAS, OFICIALMENTE DENOMINADO COMO " DRAGÕES DA INDEPENDÊNCIA", É UMA UNIDADE DO EXÉRCITO BRASILEIRO.  USAM O UNIFORME HISTÓRICO DA "IMPERIAL GUARDA DE HONRA".  SEMPRE FAZEM A ESCOLTA CERIMONIAL DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA NA SUA POSSE, DANDO UM VERDADEIRO TOM DE ELEGÂNCIA.

COZINHA MINEIRA-FRANGO COM ORA-PRÓ-NOBIS




ORA-PRÓ-NOBIS (PERESKIA ACULEATA),  DO LATIM "ROGAI POR NÓS",  É UMA CACTÁCEA, UM CACTO TREPADEIRA COM FOLHAS.  TÊM ESPINHOS E PODE SER USADA EM CERCA-VIVAS, SE DESENVOLVENDO BEM TANTO À SOMBRA COMO AO SOL. ORIGINÁRIA DO CONTINENTE AMERICANO (FLÓRIDA) E RESISTENTE À SECA, É UMA HORTALIÇA PERENE.  É TAMBÉM UM VEGETAL RICO EM "FERRO" E AJUDA A CURAR ANEMIAS DAS MAIS GRAVES.  USA-SE COMO ORÉGANO, EM FORMA DE FOLHA SECA E MOÍDA.  SUAS FOLHAS SÃO RICAS EM "MUCILAGEM", QUE CONTRIBUI PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO INTESTINO.  É SERVIDO COTIDIANAMENTE NAS CIDADES HISTÓRICAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS, ONDE A PLANTA É MAIS POPULAR.  É CONHECIDA COMO "A CARNE DOS POBRES" POIS TEM VITAMINAS A B e C  BEM COMO, FERRO, CÁLCIO E FÓSFORO.  O PRATO DA COZINHA MINEIRA MAIS GOSTOSO E POPULAR É O FRANGO CAIPIRA COZIDO COM  ORA-PRÓ-NOBIS.

JÓIAS EM COCO E OURO - BRASILEIRAS


JÓIAS DE COCO E OURO:  NA CIDADE DE DIAMANTINA/MG (PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE).  O DOM ARTÍSTICO DOS OURIVES SE MANIFESTOU NOS FINS DO SÉCULO XVII, OU SEJA, ANTES DE 1700.    COM O GRANDE CONSUMO DE JÓIAS ACABOU REINANDO A CRIATIVIDADE DOS OURÍVES QUE FEZ SURGIR AS BELAS JÓIAS DE " COCO E OURO", QUE SÃO CONFECCIONADAS MANUALMENTE.  A IDÉIA ERA FAZER COM  "A CASCA DO COCO DA BAHIA GANHASSE VIDA ATRAVÉS DE BURIS E CASTÕES DE OURO" POIS DEU CERTO E HOJE EM DIA O RECONHECIDO " COCO E OURO" TEM GRANDE PROCURA E ACEITAÇÃO NO MERCADO BRASILEIRO.

O ROCOCÓ BRASILEIRO



ROCOCÓ:  O ROCOCÓ NASCEU EM PARIS COMO UMA REAÇÃO DA ARISTOCRACIA FRANCESA CONTRA O BARROCO.  TÊM ÍNDOLE HEDONISTA E ARISTOCRÁTICA.  O TERMO ROCOCÓ FORMA DA PALAVRA FRANCESA "ROCAILLE" QUE SIGNIFICA "CONCHA" ASSOCIADO A CERTAS FÓRMULAS DECORATIVAS E ORNAMENTAIS COMO POR EXEMPLO A TÉCNICA DE INCRUSTAÇÃO DE CONCHAS E PEDAÇOS DE VIDRO. FOI UM MOVIMENTO ESTÉTICO QUE FLORESCEU NA EUROPA ENTRE O INÍCIO E O FIM DO SÉCULO XVIII, MIGRANDO PARA A AMÉRICA E SOBREVIVENDO EM ALGUMAS REGIÕES ATÉ MEADOS DO SÉCULO XIX.  ESTA IMAGEM É DO ROCOCÓ BRASILEIRO.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

BRASIL-CAMPEÃO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES.



UFA , GANHAMOS !  A REALIZAÇÃO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES SE DEU NUM MOMENTO DE GRANDE TURBULÊNCIA NO BRASIL.  IRRITADO COM A GRANDE CORRUPÇÃO REINANTE EM TODOS OS SETORES E PRINCIPALMENTE NAS OBRAS DA COPA, O BRASILEIRO SAIU ÀS RUAS PARA PROTESTAR.  APESAR DISSO, O BRASILEIRO SOUBE RESPEITAR O TORNEIO QUE SEGUIU TRANQUILAMENTE.. A FIFA TÊM UMA GRANDE CULPA, PORQUE, NÃO RESPEITA AS TRADIÇÕES E A HISTÓRIA DO PAÍS. ELA CHEGOU A PROIBIR QUE O ACARAJÉ (DELICIOSO BOLINHO DE FEIJÃO COM CAMARÃO) FOSSE VENDIDO NAS PROXIMIDADES DO ESTÁDIO.  ELA TIROU O NOME DO CRAQUE GARRINCHA (JÁ FALECIDO E ETERNAMENTE NO CORAÇÃO DOS BRASILEIROS)  QUE FOI  BI-CAMPEÃO MUNDIAL 58/62, ALEGANDO QUE OS ESTRANGEIROS NÃO SABERIAM PRONUNCIAR O SEU NOME.  COM TODAS ESTAS ABERRAÇÕES A FIFA SAIU MAL DO TORNEIO, AGORA, ELA QUER SE REDIMIR DIZENDO QUE VAI VENDER OS INGRESSOS MAIS BARATOS DA HISTÓRIA. QUANTO AO FUTEBOL, FOI TRANQUILO, O BRASIL FEZ O QUE TINHA QUE FAZER.  TODA VEZ QUE O BRASIL ENTRA HUMILDE NUM TORNEIO, GERALMENTE, ELE GANHA DANDO UM SHOW DE BOLA.